3 de nov de 2014

Professora Egmar Santos fala sobre a escolha do tema "Tropicalismo" para o FLIT 2014

Coordenadora do projeto do Festival de Literatura, a professora de Português e Literatura da Escola Dinâmica, Egmar Santos, fala sobre a escolha do tema "Tropicalismo" que será trabalhado no FLIT 2014.
Professora Egmar Santos
A trepidante década de 1960, apresenta uma palavra como símbolo em textos, manifestações, panfletos e no dia-a-dia a sociedade, que encabeçou o processo de mudança na literatura brasileira: REVOLUÇÃO. 
De todas as manifestações culturais do período, a mais polêmica foi a do tropicalismo, tema do nosso FLIT 2014. Aparecendo na música popular (conteúdo da literatura 7º e 8º ano) o tropicalismo representou uma síntese entre vários movimentos literários dos anos 60 e mesmo da Vanguarda 1922 (conteúdo literário do 3º ano do Ensino Médio). 
Entre as influências próximas, Caetano Veloso identificou as estranhas instalações (artes plásticas) de Hélio Oiticica, a antropofagia de Oswald de Andrade e a pintura de Tarcila do Amaral (estudas em literatura do ensino médio).
A professora convida todos para prestigiarem a edição 2014 do Festival de Literatura da Escola Dinâmica e finaliza explicando o significado que o Tropicalismo teve para nosso país
O tropicalismo significou uma rebelião contra os padrões musicais e ideológicos vigentes na chamada MPB em meio a ditadura militar. Contragulando com o propósito de liberdade de expressão através de canções compostas e interpretadas por artistas da época, fomentando nosso tema literário nesse festival. Explicou Egmar Santos.

O FLIT (Festival de Literatura da Escola Dinâmica) acontece no próximo dia 13 de novembro, no Teatro Municipal em Santa Cruz do Capibaribe. O evento é um verdadeiro espetáculo cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O aprendizado é uma grande aventura!"
Designed By Morus Comunicação