13 de set de 2015

Desertificação é tema de trabalho apresentado por alunos do Ensino Fundamental da Escola Dinâmica


Com o objetivo de explorar os estudos sobre o solo, durante essa semana, os alunos do 5º ano "B" do Ensino Fundamental da Escola Dinâmica conheceram um pouco mais sobre a desertificação. A professora Suzy Greick apresentou o conteúdo relativo ao tema em sala de aula, e propôs aos alunos uma atividade onde eles teriam que desenvolver maquetes explicativas sobre o assunto.

"Usando a matéria-prima, os alunos confeccionaram maquetes explicando o fenômeno da desertificação, que vem acontecendo em diversos locais do mundo, tornando os solos improdutivos. Com esse trabalho eles mostraram os tipos de solo e os cuidados que devemos ter." Frisou a professora Suzy.

Os alunos uniram as informações passadas pela professora em sala de aula junto com a criatividade e o resultado foi um trabalho muito bonito com maquetes ricas em detalhes.

"Esse tipo de trabalho possibilita aos alunos um aprendizado mais significativo, pois para realizar a atividade eles precisaram compreender e dominar bem o assunto. Com a experiência vivenciada, as informações ficam guardadas com mais consistência na memória deles". Afirmou Suzy Greick.

Atualmente vários países apresentam sinais de desertificação em seus territórios como o EUA, o sul do continente africano, Austrália e Brasil, por exemplo. No Brasil, a desertificação vem aumentando, atingindo várias regiões. Nordeste (região do sertão), Pampas Gaúchos, Cerrado do Tocantins e o norte do Mato-Grosso e Minas Gerais são áreas do território brasileiro afetadas atualmente pela desertificação.


ALERTA: A desertificação gera vários problemas e prejuízos para o ser humano. Com a formação de áreas áridas, a temperatura aumenta e o nível de umidade do ar diminui, dificultando a vida do ser humano nestas regiões. Com o solo infértil, o desenvolvimento da agricultura também é prejudicado, diminuindo a produção de alimentos e aumentando a fome e a pobreza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O aprendizado é uma grande aventura!"
Designed By Morus Comunicação