16 de out de 2015

ESPECIAL: Professor Djair, um grande Mestre

No dia de homenagear os professores, vamos conhecer e contar um pouco da história de um exemplo de educador, que faz parte do quadro de professores da Escola Dinâmica. Aproveitamos o feriado dos Mestres, para conversar com o professor Djair, o "Grande".


O Professor Djair Corrêa da Silva, tem 63 anos e é natural da cidade de São Paulo. Determinado, amante da natureza e de exercícios físicos, o educador descontraído e brincalhão procura levar a vida da maneira mais saudável possível. Nas horas vagas, para passar o tempo e se manter em forma, dedica-se a atividades físicas como o futebol, caminhada e ciclismo.


Há quase uma década ensinando na Escola Dinâmica, o 'Grande' como é popularmente conhecido, o Professor de Matemática, Djair Corrêa, falou sobre as dificuldades da profissão e as mudanças de comportamento no processo educacional.

A missão de Educar
"A profissão de Professor nessa época em que vivemos é um pouquinho complicada, porque a juventude de hoje, infelizmente não tem mais o senso de respeitar limites. São crianças criadas em meio a uma tecnologia avançada e querem tudo no imediatismo, tudo agora, resolver agora, fazer agora, não mais aquela parada para refletir. E isso repercute exatamente na sala de aula".
"Hoje o tempo é mais gasto com o Professor tentando organizar a sala. Perde-se um tempão preparando a garotada para poder apresentar o conteúdo que a gente pretende passar", afirma o professor.
"Já faz mais de meio século que vivo dentro de uma sala de aula, desde o tempo que eu estudava até minha formação como Professor, e eu acompanhei toda essa evolução com relação a maneira de agir dentro de uma sala de aula".
"Por outro lado, a tecnologia também tem contribuído muito para facilitar a vida do Professor em sala de aula." 
"Cabe a nós Professores fazer um pedido de socorro aos pais, porque se eles pudessem fazer com os filhos se conscientizem de que a sala de aula é o ambiente onde ele está preparando o futuro dele. Se os pais e os Professores conseguissem fazer os filhos e alunos entenderem que é preciso levar o estudo mais a sério, todos sairiam ganhando". 
Uma vida saudável



Conhecido por estar sempre bem humorado e em boa forma, o Professor Djair aproveita as horas vagas para caminhar e curtir uma boa pedalada, ele dá detalhes, e explica como é possível levar uma vida saudável e viver bem.

"Eu assumi essa posição de ser 'ecologicamente correto', de gostar muito da natureza de usar uma alimentação mais saudável, fazer exercícios físicos e criar esse sentimento de viver uma vida mais saudável, exatamente com meus pais, pois eles preservavam muito essa questão de manter o corpo mais saudável." 
"A partir da boa alimentação e dos exercícios físicos eu fui tomando gosto por agir dessa forma, e confesso que a partir daí eu sinto como se isso fosse uma necessidade." 
"Eu considero o exercício físico como se fosse um prato de arroz com feijão, se você vai almoçar e não tem um prato de arroz com feijão na sua mesa parece que você não almoçou, tá faltando algo. Com o exercício físico é a mesma coisa, seu organismo se habitua de tal forma que o dia em que eu não faço um exercício, uma pedalada por exemplo, o organismo pede, e depois que passa o dia, eu sinto que alguma coisa ficou faltando para minha energia, para o meu bem-estar físico".
"Aproveitando essa oportunidade de falar à todos, eu gostaria que todos tivessem a noção, principalmente nos dias de hoje, em que a gente vive numa correria e o estresse está pegando a gente a todo instante, então se você puder cuidar mais da sua saúde, no sentido da alimentação, dos exercícios físicos, buscar ter alegria e fazer com que a parte negativa da sua vida não supere a parte alegre, isso fará muita diferença".
 
"Umas das pessoas mais sábias que viveu na Terra escreveu; "O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito triste e cheio de estresse, ele faz secar os ossos e trás doenças". Está escrito lá, e ele escreveu isso há quase cinco mil anos atrás."
"Hoje eu me apego muito a essa parte, porque muitas das doenças que a gente sofre é devido a esses três pilares; alimentação, exercícios físicos e o bem-estar espiritual, e isso é uma experiência própria que eu tenho".
Conselhos de Mestre

Mostrando ser uma pessoa que e expressa muito bem, em sua fala mansa e agradável, o Professor distribui ensinamentos. Durante nossa entrevista, o 'Grande' revelou;

"O maior legado para um professor é saber que ele está moldando cidadãos para o futuro".
Para finalizar, o experiente Professor Djair deu mais um grande exemplo de amor à Educação e deixou alguns conselhos para os colegas de profissão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O aprendizado é uma grande aventura!"
Designed By Morus Comunicação