7 de mar de 2016

Professor lança projeto e cria Clube de Xadrez com alunos da Escola Dinâmica


Um projeto envolvente, tem despertado o interesse de alunos na Escola Dinâmica, o Clube Escolar de Xadrez, uma atividade extraclasse semanal gratuita para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o ensino médio, ocorre no turno inverso às aulas.


"O jogo de xadrez como ferramenta escolar, a partir da sua prática, pode desenvolver várias habilidades, tais como pensamento lógico, poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, antecipação, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e coragem. Nada melhor do que estimular nossos alunos através desse jogo que trás tantos benefícios”, explica o professor, Nerivan Barbosa de Lima, responsável pelo projeto.
A escola disponibiliza todo o material para o desenvolvimento das atividades, que ocorrem no pátio da escola. De acordo com a Coordenação Pedagógica da escola, o projeto será realizado ao longo de todo o ano letivo de forma a atingir a compreensão e a lógica do jogo.

Entre os objetivos do projeto estão: dar oportunidades aos alunos praticantes do xadrez de terem um local e material necessário para evoluir na aprendizagem, preparar alunos para torneios e competições, incentivar a prática do xadrez, preparar os alunos para realizarem competições internas.
"Essa prática também estimula a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe, fazendo refletir sobre valores éticos e conceitos sobre derrota e vitória.”, ressalta o professor Vandilson dos Anjos, que auxilia o professor Nerivan no projeto.

De acordo com os professores, o jogo tem como benefício trabalhar o entendimento de responsabilidades, entender consequências de atitudes displicentes, que não tenha sido previamente calculadas, programadas, e por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de trabalhar com responsabilidades dos próprios atos. Fatores que contribuem diretamente para a formação de melhores cidadãos.

"O funcionamento do Clube de Xadrez Escolar acontece nos moldes de funcionamento das aulas e do recreio da escola, com inscrições, reuniões, assembleias, criação da direção, do estatuto, determinações dos horários de funcionamento, normas disciplinares, aulas, palestras (com professores e profissionais das exatas), ponto de encontro, momentos de descontração, lazer, recreação e passatempo", pontua a coordenadora Egmar Santos.
Confira mais fotos do projeto:






Um comentário:

  1. Parabens ao Professor Nerivan, Profissional competente e respeitado por todos os alunos.

    3ao Dinâmica 2015... Saudades

    ResponderExcluir

"O aprendizado é uma grande aventura!"
Designed By Morus Comunicação