2 de abr de 2016

DICA DE FILME: 'Como Estrelas na Terra'

Para se fazer uma grande reflexão nesse fim de semana, selecionamos um filme sensível que vai fazer você repensar sobre muitas coisas. A novidade é que você pode assistir aqui mesmo no blog.



Como Estrelas na Terra (Taare Zameen Par) é um filme maravilhoso, que deve ser assistido por todos. Não é um filme sobre autismo, mas sobre "Inclusão". Nele você vai ver um elenco iluminado, uma equipe do bem, que transformou a realidade de muitos em uma obra magnífica.


O filme mostra o dia a dia e as dificuldades de uma criança com dislexia (que poderia ser outra dificuldade de aprendizagem, autismo, TDAH, síndrome de down, e até uma criança típica sem interesse pela escola) mas o foco não é os problemas do personagem e sim uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador na formação de um novo ser humano. Não estamos falando de professor e sim educador (professores, mediadores, diretores, coordenadores, disciplinares, etc). Estes profissionais podem influenciar de maneira positiva ou negativa na vida de um estudante. Educar é um conceito amplo que vai além de “dar aulas”. A pedagogia tem o dever se ser curativa. O educador tem que ter um olhar amplo e ser exemplo, acima de tudo.

O aluno que não para quieto é o aluno que não tem educação, o aluno que tem letra ruim é um aluno desleixado, um aluno que dorme na aula é um aluno preguiçoso, um aluno que tira notas ruins é um aluno burro. Até quando? Se for pra rotular um estudante, o rotule de INCRÍVEL. Acreditar no potencial dos alunos é o objetivo. Quando a criança não aprende, não julgue, mude a maneira de ensinar. É uma troca. O educador ensina e aprende com cada aluno.

O filme também mostra o verdadeiro significado de CUIDAR. Mostra a família lidando com as dificuldades do filho. Ao invés de focar nas dificuldades da criança, foque no que ela sabe fazer e utilize o seu interesse para ajudar a criança a superar suas dificuldades.

No filme, o professor, em conversa com o pai, faz uma bela reflexão:
“Nas Ilhas de Salomão, quando os nativos querem parte da floresta para a agricultura, eles não cortam as árvores. Eles simplesmente se juntam ao redor delas, gritam xingamentos e dizem coisas ruins. Em alguns dias a árvore seca e morre. Ela morre sozinha.”
Nossas palavras têm poder e podem ser veneno ou remédio, matando ou curando. Temos que pensar muito antes de falar algo.

Além dos prêmios de melhor filme e melhor ator pela crítica, Como Estrelas na Terra ganhou também o prêmio de melhor direção, para Aamir Khan, e de melhor letra de música para “Maa”, que significa “mãe” em hindi.

Convivemos com estrelas na Terra. Que o brilho delas se espalhe e que a gente possa aprender mais e mais com cada uma delas. Esses seres iluminados são mestres em nossas vidas.

Prepare um lanchinho, apague a luz, esparrame colchão na sala (ou na escola) e aperte o play! Ah, não esqueçam os lenços… não há como não emocionar.

FICHA TÉCNICA

Como Estrelas na Terra
Título original: Taare Zameen Par
Ano de lançamento: 2007
Duração: 2h55min
Dirigido por Aamir Khan
Elenco: Aamir Khan, Darsheel Safary, Tisca Chopra
Gênero: Drama
Nacionalidade: Índia
Classificação: Livre
Legendado

Agora aproveite e assista:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O aprendizado é uma grande aventura!"
Designed By Morus Comunicação