29 de mar de 2017

Alunos do 3º ano 'B' produzem ábaco para uso em sala de aula


Na tarde da última sexta feira (24), os alunos do 3º ano 'B' do Ensino Fundamental, guiados pela professora Elisandra Mendes realizaram uma atividade lúdica, onde a missão era construir um ábaco para fixar melhor o conhecimento sobre os conteúdos: Sistema de numeração decimal, valor absoluto e valor relativo, que vem sendo abordados em sala de aula.
"Cada aluno trouxe o material de casa, eles utilizaram macarrão, palito de churrasco, sabão e tinta guache para construir o ábaco". Explica a professora Elisandra.

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo. Trata-se de um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal, eles representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão), cada bastão é composto por dez “bolinhas”. As operações são efetuadas de acordo com o sistema posicional, o ábaco não resolve os cálculos, ele simplesmente contribui na memorização das casas posicionais enquanto os cálculos são feitos mentalmente.

"Essa atividade facilita a identificação de ordens e classes existentes nos números. Foi gratificante realizar essa atividade e em seguida apresentar o conteúdo com o auxílio do ábaco, as crianças ficaram super concentradas e tivemos aulas maravilhosas", comentou Elisandra.
De acordo com estudos, através do trabalho com o ábaco, o aluno amplia sua capacidade de aprendizado e desenvolve competências fundamentais para os dias atuais, como concentração, coordenação motora, agilidade de raciocínio, raciocínio lógico, pensamento lateral, percepção e compreensão das semelhanças entre a linguagem e o registro em matemática.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O aprendizado é uma grande aventura!"
Designed By Morus Comunicação