17 de jun de 2019

Escritor paraibano Efigênio Moura realiza palestra na Escola Dinâmica


Todos os anos, o professor de Literatura da Escola Dinâmica, Anderson Guerra, escolhe quatro livros para que os alunos possam acompanhar, a cada unidade, um clássico da literatura brasileira.
"Diversos autores já foram vistos, mas o autor paraibano Efigênio Moura traz em suas obras uma beleza que pode ser comparada com nomes como Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto e a Rachel de Queiroz, por esse motivo procuramos colocar, neste ano, um dos seus clássicos nordestinos que narra a história fictícia de um cangaceiro por nome de Pedro Jeremias", explica o professor.
O professor relata que por dois meses foi gratificante chegar na sala e ver os alunos das turmas de 9º ano com o livro em mãos, lendo pelos cantos, lendo em sala de aula e discutindo com alguns colegas a fabulosa trama, rica em detalhes da nossa caatinga e magnífico no nosso idioma "nordestinês".



Na última quarta-feira, dia 12, o escritor Efigênio Moura esteve na Escola Dinâmica, onde realizou uma palestra sobre o contexto literário de suas obras. Na ocasião, ele conversou com os alunos e proporcionou agradáveis momentos de interação.
"Eu sou mais um a cantar a nossa Cultura, sou daqueles escritores que escreve como se fala. Então, respeitar a língua dos antigos, respeitar a linguagem anterior que nós tínhamos, respeitar as nossas palavras faz parte do nosso dia a dia, faz parte de uma coisa chamada tradição. A minha vinda aqui foi pra mostrar um pouco da minha Literatura e conversar com os alunos sobre o que eu escrevo e sobre o que eu acho sobre a Cultura Pernambucana e a Cultura Nordestina", disse o escritor.
"Nada mais gratificante para um professor de literatura que ver um aluno seu lendo e discutindo com o autor detalhes da obra que você mesmo não conseguiu abarcar, mas que os alunos, com a curiosidade específica da adolescência, conseguiram mergulhar e absorver o máximo. A Escola Dinâmica, em todo momento, esteve presente e incentivando todo o processo de construção literário", afirmou o professor Anderson.


Biografia
Efigênio Moura é paraibano da cidade de Monteiro. Neto de poeta e Radialista alagoano, herdou do avô a força das frases, feitas em momentos de observação e descontração. Ele é formado em Marketing Estratégico pela Faculdade Paraibana de Processamento de Dados (FPPD) e já trabalhou em diversas emissoras de rádio da Paraíba. O escritor que é autor de 6 livros, também é Membro da Academia de Letras de Campina Grande, ocupando a Cadeira 18 e Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri da Paraíba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O aprendizado é uma grande aventura!"
Designed By Morus Comunicação